Welcome to the Africa Brazil Latin American and Caribbean Agricultural Innovation Marketplace Blog!


Aug 1, 2012

Below you find (in Portuguese) the whole speech delievered by the Minister of Agriculture, Livestock and Food Supply of the Federative Republic of Brazil, Mr. Mendes Ribeiro Filho, during the Opening Ceremony held today in the morning:

"SENHORAS E SENHORES, BOM DIA A TODOS.

SEREI BREVE EM MINHAS CONSIDERAÇÕES. ANTES DE TUDO, GOSTARIA DE PARABENIZAR TODOS OS PARCEIROS ENVOLVIDOS E JÁ MENCIONADOS POR ESSA INICIATIVA QUE REÚNE REPRESENTANTES DO BRASIL, ÁFRICA, AMÉRICA LATINA E CARIBE.
É MUITO IMPORTANTE O QUE ESTAMOS VENDO AQUI. RESULTADO DA UNIÃO DE DIVERSOS PAÍSES EM BUSCA DO DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO, POR MEIO DA PESQUISA, DA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA, E DE PROJETOS VOLTADOS AO DESENVOLVIMENTO E À INOVAÇÃO.
QUEM TEM MAIS, TRANSFERE PARA QUEM MAIS PRECISA. SOMOS TODOS IRMÃOS - BRASIL E ÁFRICA E VIZINHOS – AMÉRICA LATINA E CARIBE.
POR ISSO, PERGUNTO: COMO PODEMOS FICAR ALHEIOS ÁS NECESSIDADES DE CADA UM?
VIVEMOS EM NOSSOS PAÍSES REALIDADES MUITAS VEZES ANTAGÔNICAS. EM ALGUMAS NAÇÕES, VERIFICAMOS UM FORTE ÍNDICE DE POBREZA CONCENTRADO NAS POPULAÇÕES RURAIS, AO PASSO QUE OUTROS PAÍSES EXPORTAM SEUS EXCEDENTES E O AGRONEGÓCIO INFLUENCIA POSITIVAMENTE EM SEUS PIBs.

NA SEMANA PASSADA ESTIVE NO CHILE PARA PARTICIPAR DA REUNIÃO DO CONSELHO AGROPECUÁRIO DO SUL ONDE DEBATEMOS LONGAMENTE OS CONTRASTES ECONÔMICOS E SOCIAIS ENTRE OS PAÍSES - ARGENTINA, URUGUAI, PARAGUAI, BOLÍVIA E CHILE - REALIDADE ESTA AGRAVADA SE INCLUIRMOS OS DEMAIS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL E CARIBE.


PARA OS SENHORES TEREM UMA IDEIA, SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, A MÁ NUTRIÇÃO RESPONDE POR CERCA DE TRÊS POR CENTO DA INCIDÊNCIA DE DOENÇAS EM PAÍSES DE BAIXA RENDA.

ATÉ 2010, NA AMÉRICA LATINA E NO CARIBE, 31% DA POPULAÇÃO TOTAL VIVIA EM SITUAÇÃO DE POBREZA E 12,5% EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA.

ESSA REALIDADE DIZ RESPEITO A TODOS NÓS!!!

NÃO PODEMOS IGNORAR ESSES INDICADORES OU CRUZARMOS OS BRAÇOS, COMO SE ISSO NÃO NOS DISSESSE RESPEITO.


O BRASIL ATINGIU UM NÍVEL ELEVADO DE TRANSFERÊNCIA TECNOLÓGICA, PRINCIPALMENTE, EM RELAÇÃO Á PRODUÇÃO DE CULTURAS TROPICAIS.

E, NESTE CAMPO, A ATUAÇÃO DA EMBRAPA TEM SERVIDO DE EXEMPLO PARA O MUNDO E TEM ORGULHADO MUITO O GOVERNO BRASILEIRO.

A EMBRAPA TAMBÉM ESTARÁ TOTALMENTE INSERIDA NO NOVO PROJETO DO GOVERNO FEDERAL. O GOVERNO, POR DETERMINAÇÃO DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEF, DECIDIU INVESTIR NA CRIAÇÃO DE UMA NOVA ESTRUTURA PÚBLICA PARA AMPLIAR A OFERTA DE SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA AOS PRODUTORES RURAIS BRASILEIROS.

VAMOS ALIAR PESQUISA À ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA LEVAR MAIS EFICIÊNCIA AO CAMPO.
O OBJETIVO DA FUTURA AGÊNCIA PÚBLICA DE FOMENTO RURAL É INTENSIFICAR O USO DE TECNOLOGIAS MODERNAS E INTEGRAR UM CONTINGENTE MAIOR DE ESTABELECIMENTOS RURAIS NAS CADEIAS PRODUTIVAS DA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL, PARA ACELERAR O PROCESSO DE INOVAÇÃO E FORTALECER A POSIÇÃO DO BRASIL COMO FORNECEDOR DE ALIMENTOS, FIBRAS E BIOENERGIA.

O PRODUTOR RURAL PRECISA TER AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS DE SEGUIR PRODUZINDO, FAZENDO USO DAS TECNOLOGIAS QUE ESTÃO HOJE Á SUA DISPOSIÇÃO.

O CRESCIMENTO POPULACIONAL, A CRESCENTE URBANIZAÇÃO E A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE SÃO DESAFIOS QUE TODAS AS NAÇÕES TERÃO QUE ENFRENTAR.

DIANTE DAS INCERTEZAS DE UMA NATUREZA CAPRICHOSA, PRECISAMOS TRABALHAR COM ANTECIPAÇÃO E COM INTELIGÊNCIA PARA QUE POSSAMOS DEIXAR NO PASSADO AS PERDAS DE SAFRAS E A FALTA DE ALIMENTOS.

POR FIM, AO SAUDAR O PRESIDENTE DA EMBRAPA, PEDRO ARRAES, SAÚDO MAIS UMA VEZ OS PARTICIPANTES DESTE FÓRUM E GOSTARIA DE DESEJAR UMA EXITOSA TROCA DE EXPERIÊNCIAS.

MUITO OBRIGADO E BOM TRABALHO A TODOS."

No comments:

Post a Comment